<Unidade I | Jardim Ypê
(11) 3681 6228

Unidade II | Jd. D’Abril
(11) 3609 3019

PROPOSTA PEDAGOGICA

A Proposta Pedagógica significa um ponto de partida para a escolha da tendência curricular. O projeto pedagógico é a aplicação dos resultados das experiências preliminares, em âmbito mais extensivo. A Proposta Pedagógica da Escola Educação Infantil Raio de Luz está comprometida com a qualidade da educação.

Através da atividade e do trabalho, a criança descobre seu inserimento, responsabilidades e valor de perpetuação e construção da cultura. É com o trabalho orientado pela inteligência que ela desenvolve suas capacidades cognitivas e afetivas. A descoberta efetuar-se-á em cima de diálogo, respeitando a liberdade. A criança precisa e necessita explorar e descobrir; isto despertará o desejo nela emoção, entusiasmo e alegria. O entusiasmo das novas aquisições suscitará o desejo de conhecer mais e mais, integrando-se ao conhecimento como ser participante na história dos que a precederam.

Sentindo-se parte de um contexto universal, ela compreenderá suas raízes para a estrutura de sua personalidade. Transcendendo à informação a nível cognitivo, a criança irá buscar conhecer e compreender sempre mais e melhor o objeto de seu estudo e, espontaneamente, passará do todo o detalhe, de um primeiro conhecimento global a um conhecimento mais particularizado. O conhecimento, assim, será a chave da compreensão de ontem e o embasamento de sua integração no hoje. Ele é seu passado, presente e também a possibilidade do futuro.

Cada criança é o resultado da história do seu desenvolvimento anterior; sobre ela influenciam diversos fatores, determinando aprendizagens diversas que integram seu repertório comportamental. Uma criança é, pois, o resultado da interação de suas estruturas orgânicas e fisiológicas, com a vivência a que se submete. A partir daí, a Educação Infantil deverá atuar a fim de criar condições adequadas ao desenvolvimento global da criança: físico, sócio — emocional, intelectual e realizar todas as possibilidades humanas características do período que a criança está vivendo, transformando em alicerce para sua vida adulta.

A Proposta Pedagógica se baseia no reconhecimento dos direitos da criança e do respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e do seu conhecimento. Para tanto, a Escola trabalho com o Sistema de Ensino Positivo, que apresenta uma proposta que gera proximidade com as práticas sociais reais, que produz aprendizagens significativas e elabora condições para o trabalho com os conhecimentos prévios. A proposta compromete-se com a aprendizagem em situações orientadas, com a necessidade de interação, como fator de desenvolvimento e princípio de aprendizagem, e com a resolução de problemas como estratégia de relação com os componentes curriculares.

Todos os conteúdos serão desenvolvidos de forma adequada a cada nível de faixa etária e sob o tratamento metodológico de atividades pedagógicas exigidas pela Educação Infantil. Os conhecimentos que o educando já possui serão respeitados e, a partir deles, a Educação Infantil atuará no sentido de organizá-los e ampliá-los em direção à apropriação do conhecimento acumulado pelo homem ao longo de sua história, uma vez que entendemos que somente assim o educando se torna apto a compreender o mundo que vive.

DEPOIMENTOS

Lucas Rafael Lourenço

Gostaríamos de parabenizar a toda equipe do Raio de Luz. Quando conhecemos a escola tivemos a cert...

Michele Martins Costa

Deus encaminhou a minha mamãe para este Berçário onde fui acolhido com muito carinho

Renata Rocha

Na vida precisamos sempre uns dos outros, é imprescindível para o sucesso de qualquer ser humano,...

Suzana Cristina G Almeida

Eu aprendi a ser mãe. Eu aprendi a deixar a minha filha com vocês, o meu maior tesouro. Sei que m...

Alcione Guerreiro da Cruz

Fazer Parte da Família Raio de Luz, foi um Presente de Deus nas nossas vidas!!! Muito Obrigada por...

Pedro Rodrigues & Luciane Bomfim

Nosso filho tem uma necessidade especial motora e por isso nossa maior preocupação na hora de e...

ENVIE SEU DEPOIMENTO VEJA TODOS DEPOIMENTOS
Quando penso que na vida tudo aprendi... Descubro na pureza de uma criança que nada SEI